domingo, 13 de setembro de 2009

Nuna Viana representando a Câmara Municipal

Nuna prestigia caravana contra o trabalho infantil
 
Vereador falou do trabalho do Legislativo e da importância da educação
 
O vereador professor Nuna Viana (PMDB) participou, nesta quarta-feira (13), no Centro Espírita Chico Xavier, do evento “Caravana MS Contra o Trabalho Infantil”. Na ocasião, a prefeita Simone Tebet assinou um termo de compromisso, no qual o município se responsabiliza pela elaboração de políticas de luta pela causa. O documento foi entregue por um aluno de Água Clara e em seguida será levado para Selviría e às outras cidades que aderiram.

Nuna aproveitou a ocasião para explicar às crianças quais são as atribuições da Câmara. “Para que vocês saibam, são os vereadores que aprovam ou não projetos que viram os chamados projetos de lei, possibilitando assim a construção de asfalto e outras bem feitorias para a cidade”, explicou o vereador.

O evento teve ainda a presença da representante do Fórum Estadual da Erradicação do Trabalho Infantil, Regina Rupp, da diretora do departamento de cidadania, Sônia Lúcia dos Santos - que coordenou o evento, o presidente da Comissão Municipal de Combate ao Trabalho Infantil Eurides de Freitas, e representado a Câmara Municipal de Três Lagoas o vereador Nuna (PMDB), além de professores e alunos dos projetos Renascer e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e de várias escolas municipais.

Crianças dos programas sociais e de escolas municipais fizeram várias apresentações culturais, como danças e encenação teatral. Também foram distribuídos “cata-ventos” que é o símbolo da caravana.
“Estamos fazendo uma grande mobilização com a caravana. A intenção é percorrer os 64 municípios do estado de Mato Grosso do sul que aderiram a está campanha contra o trabalho infantil. Já percorremos duas cidades, sendo que Três Lagoas é a terceira, e estou muito feliz com a receptividade de todos que colaboraram para a realização deste evento”, explicou Regina Rupp que, na oportunidade, pediu o apoio do poder Executivo e Legislativo do município. 

A prefeita Simone se emocionou ao ver a apresentação e falou sobre a preocupação em atender as crianças da área rural. “Tenho hoje a felicidade de poder dizer que muitas crianças das áreas rurais aqui do município têm uma escola com uma boa infra-estrutura e profissionais capacitados para atender nossas crianças que tem certa dificuldade para se deslocarem até a escola”, concluiu a prefeita.

Simone ainda conclamou os outros 14 municípios do Estado, que não aderiram à caravana, a assinarem o compromisso e desenvolverem projetos que retire as crianças do trabalho e as coloque na escola e em projetos culturais e esportivos.

Falando em nome do Legislativo Nuna enfatizou a necessidade de lutar para que as crianças não sejam postas para trabalhar, mas brincar e estudar. “Temos que cuidar das crianças, que são o futuro do país. A educação é à base de tudo e lugar de criança é na escola”, disse.

Nenhum comentário: