terça-feira, 26 de outubro de 2010

FRENTE PARLAMENTAR

Vereador apresenta projeto que institui a frente parlamentar em defesa da água

A ação deverá analisar o papel dos recursos hídricos disponíveis no município

Patricia Acunha
Divulgação/Câmara Municipal
O vereador Nuna deverá apresentar o projeto na próxima semana
O vereador Nuna deverá apresentar o projeto na próxima semana
Com a chegada das indústrias na cidade nos últimos anos, Três Lagoas passou por um processo de desenvolvimento. Os incentivos fiscais facilitaram a vinda de grandes empresas, que se tornaram garantia de emprego para milhares de trabalhadores.

Mas como todos os “benefícios” proporcionados vindo com instalação das indústrias, há também os impactos ambientais. A principal polêmica gerada em torno da instalação da Petrobrás, nos últimos meses e questionada  última Audiência Pública foi a grande utilização de água para a fábrica de fertilizantes.

Essa questão e outras relacionadas ao tema também tem preocupado os vereadores da cidade. O fato é comprovado por uma ação do parlamentar Jurandir da Cunha Viana, o professor Nuna (PMDB). Ele deverá apresentar na próxima semana, um projeto de lei que visa a criação de uma “Frente Parlamentar pela Defesa da Água” no município.

Conforme o vereador cabe ao Poder Legislativo como legítimo representante dos interesses da coletividade, criar esta frente com principal função de analisar o papel dos recursos hídricos disponíveis no município, principalmente quanto ao seu uso econômico e à sua preservação em quantidade e qualidade, garantindo que haja uma visão integradora das suas múltiplas utilização e o concreto uso sustentável deste recurso.

“As indústrias autorizadas podem captar mais de 162 milhões de metros cúbicos diários no rio Paraná e em fontes subterrâneas, consumo que não é remunerado, diante de questões de não regulamentação local de leis federais vigentes e da criação de um comitê de bacia. Enquanto isso, os cidadãos do município pagam umas das tarifas mais altas para o consumo doméstico e ainda existem problemas quanto ao abastecimento que vem melhorando ao longo do tempo, mas que ainda carece de aprimoramento”, relata no documento que poderá entrar em pauta na próxima semana.

FRENTE PARLAMENTAR
O projeto irá propor a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Água, para acompanhar os processos legislativos e outras atividades da Casa Legislativa que apresentem relação, direta ou indireta, com a questão ambiental, bem como para atuar, conjuntamente com a sociedade civil, no apoio a políticas públicas, programas e ações governamentais e não-governamentais.

A ação tem como objetivo alcançar padrões sustentáveis de desenvolvimento com a vinda das indústrias no município.

A Frente poderá ser integrada por vereadores podendo ser ampliada com a participação de: membros colaboradores, entidades representativas da sociedade civil organizada que tenham entre seus fins institucionais. O grupo terá o Conselho Executivo e Consultivo tendo o mandato por dois anos sem remuneração.

O Executivo será integrado por um coordenador-Geral; dois sub-coordenadores e um secretário-feral; Já o Consultivo será formado por seis consultores efetivos - convidados pela Assembléia Geral para assessoria temporária em temas específicos.

A cada seis meses haverá assembléias gerais ordinárias que terá como função de eleger ou destituir os integrantes do Conselho Executivo e do Conselho Consultivo; aprovar os relatórios apresentados pelo Conselho Executivo; estabelecer as diretrizes políticas da atuação da Frente; supervisionar a atuação do Conselho Executivo e promover as alterações necessárias a este Estatuto.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nuna Viana quer escola período integral no bairro Vila Verde

A Tribuna
 
O vereador Jurandir da Cunha Viana Júnior, professor Nuna Viana indicou ao Secretário Municipal de Educação e Cultura, Mário Grespan, que disponibilize uma escola período integral, no Bairro Vila Verde.

Segundo o vereador, a escola período integral garante aos seus alunos atividades ao longo do dia de forma a retirá-los das ruas e, muitas vezes, da criminalidade que afronta a sociedade, proporcionando-lhes uma educação de qualidade e tranquilidade aos país e responsáveis. “O atendimento desta reivindicação atenderá os anseios da comunidade”, argumentou.

BOLSA ATLETA

Nuna Viana requer criação de bolsa atleta

O vereador professor Nuna Viana solicitou à prefeita Márcia Moura que estude a possibilidade de entrar em entendimento com o órgão competente...

 

 
A Tribuna
 
 
 
O vereador professor Nuna Viana solicitou à prefeita Márcia Moura que estude a possibilidade de entrar em entendimento com o órgão competente, de forma a viabilizar a criação do Projeto Bolsa Atleta, atendendo atletas três-lagoenses que possuem situação financeira difícil.

Outra indicação do vereador, em conjunto com os vereadores Celso Yamaguti e Jorginho do Gás, diz respeito a solicitação à prefeita, de que estude a possibilidade de criar um setor para atendimento e solução das indicações e requerimentos do Legislativo Municipal. Este setor teria o objetivo de agilizar o atendimento aos pedidos para o povo que os vereadores encaminham para a prefeitura.

Nuna Viana: sempre ao lado da Educação ( CENTRO DE REABILITAÇÃO)

O vereador por Três Lagoas – professor Nuna Viana – apresentou um Projeto de Lei, autorizando o Executivo Municipal a instituir Centro de Reabilitação dos Profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino para tratamento de doenças profissionais.

JUSTIFICATIVA

A presente propositura tem como objetivo reabilitar os profissionais de educação com doenças profissionais e também prestar atendimento de saúde preventiva aos mesmos.

Segundo pesquisas, as doenças dos profissionais de educação têm maior incidência nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia,  psicologia, oftalmologia,  otorrinolaringologia e cardiovascular.

Os docentes e quadro e apoio sofrem desgaste dos músculos, principalmente braços e pernas, voz, audição, distúrbios psicológicos provocados por stress e outras doenças decorrentes de movimentos repetitivos no exercício da atividade profissional.

O número de profissionais afastados de suas atividades por motivo de doença profissional tem sido crescente. Ficando o profissional readaptado na rede municipal de ensino.

O acompanhamento médico, periódico e sistemático da saúde dos profissionais de educação, com certeza, evitará o desperdício destes recursos humanos e garantirá qualidade de vida aos mesmos.


Câmara Municipal Sala das Sessões, Três Lagoas- MS, 23 de setembro de 2010.


Jurandir da Cunha Viana Júnior (Prof. Nuna)
Vereador

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Nuna integra rede de percepção de odores da Fibria


 

 
O vereador Professor Nuna Viana (PMDB) participou da capacitação e foi integrado à Rede de Percepção de Odores (RPO) formada pela empresa Fíbria, com o objetivo de preparar pessoas de toda a sociedade para identificação imediata em caso de vazamento químico e exalação de odores provenientes da fábrica de celulose.
Segundo Nuna, cerca de 40 pessoas passaram a manhã de sábado (15), na fábrica, para a capacitação. Foram realizadas palestras e visitas aos laboratórios para o reconhecimento dos odores resultantes do processo de produção de celulose. A partir do treinamento, os integrantes da rede poderão acionar um telefone quando forem percebidos odores similares, facilitando a identificação e a solução dos possíveis problemas.
O vereador ainda informou que, até o mês de junho, a Fibria vai inaugurar uma estação meteorológica de ponta, com vistas a produzir relatórios, principalmente sobre incidência e predominância de ventos, para auxiliar no monitoramento destas ocorrências. "Será uma forma da empresa se proteger, podendo confirmar se os odores vêm dela ou de outras indústrias e também vai possibilitar a tomada de providências com mais agilidade, em caso de acidente", explicou o vereador, que ainda faz parte do grupo Eco-agentes, que tem como objetivo analisar, debater e criar medidas com cunho ambiental.
Ana Maria Barbosa

Nuna Viana institui ‘Selo Empresa Pró-cultura treslagoense’

Projeto de autoria de Nuna Viana institui ‘Selo Empresa Pró-cultura treslagoense’

 
A Tribuna
Vereador e professor Nuna Viana (PMDB)
Projeto de autoria do vereador por Três Lagoas, professor Nuna Viana (PMDB), institui o Selo Empresa Pró-cultura Tres-lagoense, reconhecendo o mérito de iniciativas empresariais em favor da cultura.
Conforme o projeto, serão consideradas iniciativas empresariais em favor da cultura, aquelas que incentivem, patrocinem, divulguem, ou de alguma forma favoreçam as manifestações culturais no Município.
De acordo com Nuna Viana, o Selo Empresa Pró-Cullura-treslagoensse vai se configurar como uma logomarca, que poderá ser utilizada pela empresa em produtos, embalagens e material publicitário. A logomarca será instituída pelo Poder Executivo. através do órgão competente.

O projeto determinada ainda que a concessão do Selo será feita após análise por órgão público municipal a ser designado peto Poder Executivo através de Decreto. A autorização para utilização do Selo pela empresa será renovado anualmente, após análise do órgão
competente.
A empresa interessada em obter o direito ao uso do Selo deverá se inscrever no órgão específico, que poderá deferir ou não o pedido, conforme os documentos apresentados em processo específico.


Nuna reivindica a segunda escola de período integral para Três Lagoas

Nuna reivindica escola de período integral











02/06/2010

 O professor vereador Nuna Viana (PMDB) solicitou à Secretaria de Educação que disponibilize A segunda  escola de período integral no bairro Vila Verde na unidade Marlene Noronha.

NUNA SEMPRE NA LUTA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Nuna participa de mutirão de limpeza na 2ª Lagoa











07/06/2010

O vereador Nuna Viana participou na manhã de domingo (6) de um mutirão de limpeza na 2ª Lagoa.

A limpeza foi feita pelos moradores da região que recolheram diversos tipos de material, como sacolas plásticas garrafas pets, latas e madeiras.

Crianças, adultos, jovens e idosos participaram da mobilização.

Para o vereador Nuna, é fundamental que a população participe de atividades como essa, já que é ela mesmo que vive no local. "Não só a limpeza mas a preservação do local deve ser feita pelos moradores, não jogando e denunciando aqueles que jogam seus lixos em lugar indevido", afirmou Nuna.
O vereador Nuna Viana participou na manhã de domingo (6) de um mutirão de limpeza na 2ª Lagoa.

Nuna participa da final do campeonato Varzeano

Na manhã deste domingo (6),foi realizado no Estádio Madrugadão, a final do Campeonato Varzeano. A final foi entre o time do Vila Nova e do Bela Vista.

Com uma disputa muito equilibrada, o campeonato foi decidido nos pênaltis, sendo que onde o time do Vila Nova saiu vitorioso.

Participaram da entrega dos troféus o vereador professor Nuna Viana, o vereador Jorginho do Gás e o presidente do PMDB de Três Lagoas, Eduardo Rocha.

Para o vereador Nuna, esporte é cultura e saúde e, por essa razão deve ser incentivado. O vereador ressaltou a importância de incentivar as escolinhas de base, e lembrou que as indústrias já estão fazendo esse tipo de investimento.

terça-feira, 20 de abril de 2010

NUNA E MARISA RECEBEM A MEDALHA IMPERADOR DOM PEDRO II



Os vereadores Marisa Rocha (PSB), professor Nuna Viana (PMDB) recebem a Medalha Imperador Dom Pedro II, por mérito legislativo,  em Goiânia. A comenda é oferecida pelo Instituto Tiradentes, que realizou pesquisa no município, tendo apurado a aprovação dos vereadores.
De acordo com o Instituto, a homenagem será feita durante o XXXV Congresso Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais, também realizado na capital de Goiás.  

MAIS UMA VITÓRIA PARA A EDUCAÇÃO

Nuna Viana beneficia comunidade estudantil com projeto de combate ao bullyng



 





Em sessão realizada no último dia 23, foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador professor Nuna Viana (PMDB) - que institui programa de combate ao bullyng nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).
Segundo o professor Nuna, este projeto trata de um assunto inovador, polêmico e de desconhecimento popular, mas de atitudes que tem ocasionado malefícios às crianças e adolescentes na faixa escolar. Razão pela qual tem sido divulgado pela mídia a nível mundial sistemáticas tragédias (casos de violência e óbitos oriundos deste distúrbio).

De acordo com Nuna, “o bullying favorece o surgimento de várias doenças, dificuldade de aprendizagem, exclusão social, transtornos emocionais, dentre outros sintomas psicossomáticos, podendo levar a vítima a assumir um comportamento agressivo e nocivo à sociedade”.

O vereador pretende que, “através da regulamentação desta lei sejam promovidas palestras, cartilhas e debates elucidativos e a capacitação do corpo docente para a implementação das ações capazes de minimizar esse malefício. Em razão da significativa relevância desta lei, conto com sua aprovação”.

A seguir divulgamos o conteúdo do projeto aprovado:
Art. 1° As escolas públicas da educação básica do Município de Três Lagoas deverão incluir em seu projeto pedagógico medidas de conscientizaçâo, prevenção e combate ao bullying escolar.

Parágrafo único - A Educação Básica é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Art. 2° Entende-se por bullying a prática de atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivíduo ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, -agredir, causar dor. angústia ou humilhação à vítima.

Parágrafo único - São exemplos de bullying acarretar a exclusão social: subtrair coisa alheia para humilhar; perseguir; discriminar; amedrontar; destroçar pertences; instigar aios violentos, inclusive utilizando-se de meios
tecnológicos.

Art. 3° Constituem objetivos a serem atingidos:

I - prevenir e combater a prática do bullying nas escolas;

II - capacitar docentes e equipe pedagógica para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema;

III - incluir regras contra o bullying no regimento interno da escola;

IV- orientar as vítimas de bullying visando a recuperação de sua auto-estima para que não sofram prejuízos em seu desenvolvimento escolar;

V - orientar os agressores, por meio da pesquisa dos fatores desencadeantes de seu comportamento, sobre as consequências de seus atos, visando torná-los aptos ao convívio em uma sociedade pautada pelo respeito, igualdade, liberdade, justiça e solidariedade;

VI - envolver a família no processo de percepção, acompanhamento e crescimento da solução conjunta.

Art. 4° O Poder Executivo regulamentará a presente lei e estabelecerá as ações a serem desenvolvidas, como palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos e professores, entre outras iniciativas.

Art. 5° As escolas deverão manter o histórico das ocorrências de bullying em suas dependências, devidamente atualizado, e enviar relatório, via sistema de monitoramento de ocorrências, à Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Art. 6° As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentarias próprias.

Art. 7° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

AMBULÂNCIA PARA GARCIAS CADEIRAS E DORMITÓRIO PARA VELÓRIO

Nuna pede ambulância para Garcias e dormitórios no Velório








16/04/2010


Em indicação destinada à prefeita municipal, com cópia a Secretaria Municipal de Saúde, o vereador professor Nuna Viana (PMDB) solicitou que estudem a possibilidade de adquirir uma ambulância para atender o Distrito de Garcias.
Outros pedidos do vereador são: a contratação de um tradutor de libras para o CRASE e a possibilidade de agilizar as seguintes providências no Velório Municipal: construir três dormitórios, para atender e oferecer maior conforto as famílias; Aquisição de cadeiras para serem colocadas ao lado dos caixões, haja vista que os familiares estão trazendo as cadeiras de suas casas. As solicitações destinam-se a Secretária Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho e a Secretaria Municipal de Obras, solicitando.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Nuna Viana participa da Conferência do Esporte e Lazer


Durante o evento foram eleitos os 17 delegados que representarão Três Lagoas, Anaurilândia e Paranaíba na Conferência Estadual 


A prefeita de Três Lagoas Márcia Moura (PMDB) participou na noite dessa terça-feira (6) da Conferência Regional de Esporte e Lazer, onde foi decidido o plano decenal e os 17 delegados que representarão as cidades de Três Lagoas, Anaurilândia e Paranaíba na Conferência Estadual.
O evento foi realizado durante a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira (7), na Faculdade AEMS, e contou também com a participação do presidente da Fundesporte, Julio César Komiyama; do vereador Nuna Viana (PMDB); do secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Sávio Bernardes; além de profissionais, professores e estudantes da área.
“Estou orgulhoso que Três Lagoas está participando dessa conferência para conseguirmos atingir nossas metas no esporte”, disse o vereador Nuna.
Para o presidente da Fundesporte a cidade está de parabéns pelos debates que trarão ótimos frutos e crescimento.
“Este é um momento de muita seriedade, onde terão que traçar muito bem metas para o desporto. Três Lagoas têm que fazer a diferença nessa área também, pois uma cidade que está aberta a tantos empreendimentos tem que estar aberta ao esporte, que traz saúde e qualidade de vida a nossa população”, afirmou a prefeita Márcia Moura.
Os delegados que representarão as três cidades participantes da Conferência Regional na Conferencia estadual, que será realizada em Campo Grande são: Sávio Sebastião Alves Bernardes, Ubiratan Brito de Mello, Paulo Fonseca Rocha, José Augusto Dias, Roney Alberto Kalisch, José Ovídio Duarte da Silva, Reynaldo Abraão Camargo, Walter da Silva Dias, Paula Carvalho de Freitas, Vanessa da Silva Betti, Marcelo Duarte da Silva, Helvio Ramão Meza Soares da Silva, Nuna Viana, Walquiria Tereza Zardetti, Inozemar de Souza Fraga, Enilson Rogério Romanini.
Suplentes: Ricardo Roriz de Souza, Justino da Silva Muniz, Eglis Silvia Elias de Oliveira, Luana Paula Pereira Braga, Marlene Mara Alves Martins, Luiz Antonio Silva Martins, Edina Lucia Dias Porto, Francili da Silva, Marcus Vinicius Venturelli Teodoro, Simone de oliveira, Elaine Schoferdecker, Jair Antonio de Souza Junior, Brunna Rafaela da Rocha Correa, Alexsandro Soares Luiz, Celso da Silva, Brendalice Barbosa Reis, Micheli Rodrigues Carneiro.

sábado, 3 de abril de 2010

VEREADOR NUNA PARTICIPA DA ENTREGA DO CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DA VOTORANTIM SIDERURGIA.

NUNA PEDE AJUDA PARA CRIANÇAS DE 06,07,08 ANOS EM PROJETOS













31/03/2010

O vereador professor Nuna Viana (PMDB) encaminhou uma indicação a prefeita Simone Tebet, solicitando que estude a possibilidade de criar um projeto que atenda crianças entre seis, sete e oito anos de idade nos programas sociais como o Crase.
O vereador explica que o pedido se deve a necessidade que pais e mães têm de deixar suas casas e filhos para trabalhar. "Os CEIS atendem crianças até os cinco anos, os projetos como o Florestinha, Pelotão Mirim e os Crases só atendem a partir dos nove anos e é por isso que peço que estude a possibilidade de atender as crianças com seis, sete e oito anos, que normalmente não tem o que fazer no período contrário ao que estão na escola", justificou o vereador. 
Elisangela Ramos

VEREADOR NUNA NA ESCOLA DO BAIRRO VILA VERDE





O vereador Nuna parabenizou a prefeita pela construção de mais uma escola e reforçou que só através da educação o Brasil poderá se transformar num país de primeiro mundo: “como professor só tenho a agradecer, pois a prefeita realizou os nossos meus sonhos de educadores. Estou muito feliz porque agora teremos também uma governadora em Três Lagoas. Esperamos um futuro melhor com prioridade na educação”, acrescentou Nuna.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Autor da indicação, o vereador Nuna (PMDB)

João Maria Vicente


Simone Tebet discursa ao lado dos vereadores Jorge Martinho, Celso Yamaguti, Fernando Milan e Nuna
Simone Tebet discursa ao lado dos vereadores Jorge Martinho, Celso Yamaguti, Fernando Milan e Nuna
João Maria Vicente

Prefeita recebe homenagem de aluno
Prefeita recebe homenagem de aluno

A prefeita Simone Tebet (PMDB) inaugurou na manhã desta segunda-feira (22), a construção de uma sala de repouso com intervenção e ampliação do berçário do Centro de Educação Infantil no bairro Novo Alvorada.
A obra está orçada em R$ 104.876,03 e a execução – de acordo com normas de acessibilidade – foi da empresa Brasilva Engenharia Ltda. O tamanho da sala de aula é de 49,20m2 e a área da sala dos professores é de 17,33m2.
Na mesma ocasião foi anunciada a construção de duas salas de aula na Escola Municipal General Nelson Custódio, anexa ao CEI Novo Alvorada, sob a responsabilidade da empresa Atlhon Construções e incorporações Ltda. Cada sala mede 52,36m2 e o valor total da obra é de R$ 129.785,11.
Na ocasião, a prefeita repassou aos presentes a informação de que Três Lagoas está acima da média nacional no que se refere a crianças em creches. Segundo ela, mais 90% das crianças do município – que necessitam do benefício - estão matriculadas em CEI´s estão matriculadas em creches, quando a média nacional é de apenas 30%.
Autor da indicação, o vereador Nuna (PMDB) lembrou da importância da Educação na formação do cidadão.
A solenidade foi acompanhada pelos vereadores Fernando Milan, Jorge Martinho e Nuna, do PMDB e Celso Yamaguti, do Democratas. Também esteve presente a vice-prefeita Márcia Moura, além de secretários e diretores municipais.

Bombeiros do Amanhã: projeto do vereador Nuna é implantado





22/03/2010

Teve início, na manhã desta segunda-feira (22), o projeto Bombeiros do Amanhã, proposta do vereador professor Nuna Viana (PMDB), implantada em parceria entre a prefeitura de Três Lagoas e o 5º Grupamento de Bombeiros, com coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.
A solenidade de posse das 50 crianças foi prestigiada pelos pais, pela prefeita Simone Tebet, pela vice-prefeita, Márcia Moura, pelos vereadores Nuna, Fernando Milan e Celso Yamaguti, além de autoridades militares, como o major Wilson Sérgio Monari, comandante da PM, o coronel Isaías Ferreira Bittencourt, representando o comando-geral do Corpo de Bombeiros, e crianças e adolescentes que compõem o Pelotão Mirim (projeto em parceria com o Exército) e o Projeto Florestinha (em parceria com a Polícia Militar Ambiental). O major João Sidney Penrabel, criador do projeto em Campo Grande, também participou da solenidade.
Os Bombeiros do Amanhã são formados por duas turmas com meninos de nove a 14 anos e 11 meses. Eles terão atividades no horário contrário à escola, no quartel Senador Ramez Tebet. Eles receberão reforço escolar, alimentação, aulas de cidadania, prevenção a acidentes domésticos, atendimento pré-hospitalar, práticas esportivas e musicais e apoio multidisciplinar (psicólogos, pedagogos e professores).
A prefeitura cederá professores de educação física e para o reforço escolar, além do corpo multidisciplinar, e os bombeiros cederão dois sargentos que se encarregarão das aulas de instruções militares, hierarquia, disciplina e ordem unida.
Segundo o major de Mello, comandante da corporação, o objetivo é formar multiplicadores da filosofia do Corpo de Bombeiros e para difundir práticas de segurança junto à família e à vizinhança. "Acredito que entre vizinhos e parentes, vamos alcançar mais de 500 pessoas, que terão noções, principalmente, sobre prevenção", afirmou o comandante. Ele lembrou que a instituição conta com 95% de aprovação popular por sua atuação. "Mas temos que fazer mais do que é nossa obrigação", afirmou em referência ao projeto implantado.
O vereador Nuna, ao falar da iniciativa, lembrou que era uma proposta de campanha e que, ao levar ao conhecimento da administração municipal, foi prontamente atendido."O que queremos é tirar as crianças da rua, oferecer condições para que sejam bombeiros amanhã ou para que desempenhem outras funções importantes na sociedade, porque vão ter noções de cidadania e disciplina. Toda a sociedade ganha com este projeto", avaliou.
No mesmo sentido, o vereador Nuna afirmou que está reivindicando a criação da Guarda Mirim de Trânsito, para formar crianças com visão de educação para o trânsito, junto com a Polícia Militar.
Para o coronel Isaías Ferreira Bittencourt, representante do comandante Ociel Ortiz Elias, a implantação do Bombeiros do Amanhã atende a dois interesses: a inclusão social e a formação da cidadania e a oportunidade de difundir a cultura prevencionista. "Com isso, quem ganha é a população", opinou.
Ao relatar os impactos positivos na vida dos alunos, o criador do programa na capital, o major Penrabel afirmou que ex-bombeiros do futuro, que iniciaram junto com o programa, em 1993, hoje são médicos, professores e outros profissionais. "Pensei no projeto ao caminhar pelos bairros e ver a violência e a marginalidade atingindo os jovens", contou.
Já a prefeita Simone Tebet fez um balanço dos programas municipais que atendem crianças em horários contrários à escola. Segundo ela, cerca de 5 mil dos 9 mil inscritos na rede municipal de ensino, já são atendidos por algum projeto social. "Precisamos disso porque o que ensinamos em casa durante uma vida inteira ou o que as nossas regiões ensinam, as crianças desaprendem em 30 dias na rua", afirmou.
Nova viaturaA solenidade no 5º Grupamento de Bombeiros também foi marcada pela entrega de uma nova viatura de combate a incêndios para a corporação. O veículo ATR-02 (Auto Tanque Reboque) foi apreendido por uso ilícito e doado pela Delegacia da Receita Federal. Para tornar o veículo capacitado para o combate a incêndio, a empresa Fibria investiu R$ 40 mil na transformação.
Com estas parcerias, o quartel passa a contar com um tanque com capacidade de 33 mil litros de água, suprindo a pequena quantidade de hidrantes e tornando o reabastecimento de água das outras viaturas dispensável. As chaves do veículo foram entregues pelo gerente de engenharia da Fibria, Luiz Carlos e os presentes assistiram a uma simulação de incêndio, com uso da nova viatura incorporada ao quartel.
Ana Maria Barbosa

sexta-feira, 5 de março de 2010

Vereadores visitam obra do Arenamix

Vereadores visitam obra do Arenamix

Vereadores visitam obra do Arenamix









04/03/2010

 Na manhã desta quinta-feira (4) os vereadores Jorginho do Gás (PSDB),  Professor Nuna Viana (PMDB)  e Celso Yamaguti (DEM) visitaram as obras do Arenamix, que será inaugurado no próximo sábado, dia 13.

O vereador Nuna avaliou que é um grande investimento que vai beneficiar a população, que passa a contar com mais um local de lazer e para praticar esporte.

Jorginho do Gás ficou feliz em ver a pista de motocross, que foi uma indicação feita por ele " Agora Três Lagoas passa a ter uma pista de categoria nacional", afirmou.

O vereador Celso Yamaguti fez uma indicação para pavimentar a rua que dá acesso ao recinto, e se disse orgulhoso em ter na cidade, um espaço tão grande, sendo considerada a maior praça multi-eventos do estado.

O Arenamix foi construído com recursos de compensação, por meio de um Termo de Ajuste de Conduta ( TAC) entre a Cesp e o Ministério Público. Com um investimento, de R$ 4, 5 milhões, o recinto conta com quadra de vôlei de areia, pista de  motocross e bicicross, palco, praça  de alimentação e banheiros.

A inauguração será no sábado dia (13), com a primeira etapa do Campeonato Estadual de Motocross. A entrada será franca e terá o show de Lia Mayo.

A Câmara Municipal é parceira na realização do evento e dará toda assessoria necessária. Os competidores, jornalistas e fornecedores devem fazer o cadastramento pelo site da Câmara www.cmtls.ms.gov.br , para ter a circulação de veículos garantida dentro do local.

Rômulo Wendell

terça-feira, 2 de março de 2010

Professor Nuna comemora implantação de escola integral


 

 
O vereador professor Nuna Viana (PMDB) voltou a destacar a importância da implantação da escola em período integral e pronunciou-se agradecido pelo fato da prefeita Simone Tebet atender a pedido seu e iniciar o trabalho, em caráter experimental, na escola Professor Ramez Tebet.
Segundo Nuna, a medida vai representar um salto na educação municipal, principalmente por garantir maior qualidade de ensino e a chance de que as crianças estejam menos vulneráveis às drogas e à criminalidade. A reivindicação de Nuna era feita desde a época em que ele trabalhou na Educação e foi um dos seus compromissos de campanha.
Na visão do vereador, a prefeita tem grande sensibilidade para entender a necessidade de buscar as melhores opções para as crianças e adolescentes do município. "A educação é a base de tudo e tenho lutado pela melhoria, tanto para os estudantes quanto para os profissionais. E a prefeita Simone pode ser considerada a prefeita da educação, porque Três Lagoas nunca teve tanta atenção quando ela tem dado", afirmou Nuna.
Requerimentos
Nas últimas sessões, o vereador apresentou diversos requerimentos, encaminhados visando esclarecer dúvidas, conforme prevê as funções de fiscalização do Legislativo: ao presidente da CESP, solicitou justificativa sobre o motivo da colocação de postes às margens do Rio Sucuriú, sem a devida comunicação aos proprietários dos lotes; ao secretário Municipal de Administração, requereu informações sobre a existência de projetos e estudos para implantação da Guarda Municipal em nossa cidade; ao presidente da Fibria, o vereador solicitou sobre a existência de projetos para implantação de corredores ecológicos com mata nativa, nas áreas de florestas de eucalipto porque, segundo ele, estas faixas são necessárias para abrigar e alimentar animais silvestres.
Ana Maria Barbosa

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Prefeita Simone Tebet implanta educação em período integral na REME
A iniciativa atende solicitação do vereador Nuna. A primeira escola a receber a novidade será a Professor Ramez Tebet.
Atendendo a requerimento do vereador Jurandir “Nuna” da Cunha Viana, a prefeita Simone Tebet (PMDB) pretende implantar, em caráter experimental, educação em período integral na Escola Municipal Professor Ramez Tebet.
“O vereador Nuna me pede isso há mais de dois anos, antes mesmo de ser vereador. Suas justificativas têm fundamento e vou atendê-lo”, explicou a prefeita.
O pedido pela implantação da escola em período integral consta na proposta de trabalho apresentada por Nuna durante sua campanha ao Legislativo, bem como após sua eleição, nos requerimentos de nºs 296/09 e 1061/09 endereçados, respectivamente, à prefeita Simone Tebet, com cópia ao secretário municipal de Educação, Mário Grespan e ao governador André Puccinelli, com cópia à secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa.
Nas indicações, o vereador apresenta como justificativa o art.34, parágrafo 2º, da Lei Federal 9.394, que busca instituir no ensino fundamental, nas séries iniciais, a educação em período integral.
“A rua é escola de bandidagem. Com tempo ocioso, os jovens e crianças são facilmente captados pela marginalidade. Se tirarmos a criança da rua e a mantivermos na escola, tenho certeza que, num período de 10 anos, teremos uma sociedade mais educada e com índices de violência bem mais baixos do que temos hoje. Fico feliz que a prefeita atenda este pedido. Fiz a mesma sugestão ao governador para que implante também na rede estadual”, comentou o vereador.